Plantas suculentas são adoráveis. Não precisam de muita água ou claridade, por isso são ideais para se ter dentro de casa e para quem não tem muito tempo para cuidar. Existem diversos projetos com elas, que você pode conferir aqui. Hoje trazemos uma ideia de um vaso bem criativo aproveitando um livro antigo para plantar suculentas.

Veja o que você vai precisar.

  • Um livro antigo
  • Mudinhas de suculentas
  • Um punhado de musgo seco
  • Régua metálica
  • Estilete
  • Cola
  • Papel vegetal ou saco plástico

Agora confira o passo a passo.

Passe um pouco de cola branca nas laterias do livro e deixe secar. Isso vai ajudar a manter as folhas unidas quando for fazer o corte.

Pule as primeiras páginas do livro e comece com um corte quadrado ou retangular usando o estilete com o apoio da régua. No final, deixe algumas páginas sem cortar e capriche no corte da primeira página, pois esta ficará visível.

Feito o corte, já temos um “vaso” quase pronto para plantar, mas antes é necessário cobrí-lo com papel vegetal ou saco plástico da forma como é mostrado na imagem.

Nesta etapa já podemos fazer o platio das mudinhas. Não tem muito segredo.

Coloque terra aos poucos, juntamente com as plantas, apertando suavemente para fixá-las. Quando terminar cubra com o musgo.  Tenha cuidado de deixar a terra num nível abaixo das bordas do recorte.

Com o plantio finalizado, agora é hora fazer o acabamento. Corte as bordas do papel que sobraram com o estilete.

Pronto! Chegamos ao final. Embora o corte das páginas do livro dê um pouco de trabalho no começo, podemos ver que o resultado fica incrível.

Sugestões de uso não faltam! Você pode usá-lo para decoração em uma mesinha de canto, nas escrivaninha, degraus de uma escada, mesa da varanda, etc.

Continue por aqui!
Confira tudo sobre plantas suculentas.

Comentários