Quer usar as suculentas nas áreas externas mas não sabe como? Separamos 7 ideias super bacanas e várias dicas imperdíveis!

Manter as suculentas nas áreas externas não é uma tarefa muito difícil. Afinal, a maioria das espécies se desenvolve bem em sol pleno. Você só precisa tomar cuidado com as chuvas, pois, em geral, essas plantas não toleram o excesso de umidade.

Além disso, considere as características gerais do espaço que você dispõe. Se não tiver como tirar as plantinhas da chuva, invista em uma camada de drenagem extra, com brita, argila expandida ou seixos.

Outro cuidado é em relação ao vaso, que sempre deve ter um furo para facilitar a água escoar.

Quer mais dicas e ideias para manter as suculentas nas áreas externas? Veja quantas sugestões bacanas nós separamos!

1 – Mini Jardim

O mini jardim é uma excelente ideia para as varandas e áreas externas pequenas. Em um mesmo vaso, você poderá compor um arranjo com várias espécies diferentes de suculentas.

Só tome cuidado em relação ao tamanho. Ou seja, escolha espécies que tenham um crescimento semelhante.

E se for usar um vaso sem furo, redobre os cuidados com a drenagem, sempre incluindo uma camada extra. Em relação ao material do vaso, o mais indicado são os de barro.

Depois de pronto, é só colocar o mini jardim em um ponto que seja bem iluminado na sua varanda.

2 – Floreira vertical

A falta de espaço não pode ser um empecilho para você deixar de cultivar as suculentas nas áreas externas.

O jardim vertical é uma forma bem bacana de otimizar o espaço – e hoje existem soluções diferenciadas.

Por exemplo, essas floreiras de madeira, nas quais dentro delas você pode colocar vários vasinhos ou plantar as suculentas diretamente no espaço.

E, quem tiver mais habilidade, também pode construir sua própria floreira vertical – inclusive reaproveitando gavetas antigas.

3 – Suculentas pendentes

Outra ideia bem bacana é usar suculentas pendentes penduradas no teto.
Assim você economiza espaço, mas fica com um jardim super bonito.
São muitas as espécies que funcionam para essa ideia, como: rabo-de-burro, anzol de peixe, rabo de macaco, ripsális, dedinho de moça, flor de maio, entre outros.

É claro que, assim como as demais, essas espécies também precisam de cuidados específicos. Além da quantidade certa de sol, não se esqueça de maneirar nas regas e fazê-las em épocas mais espaçadas.

4 – Fruteira

A criatividade é muito importante na hora de montar um jardim de suculentas nas áreas externas.

Muitas vezes é possível reaproveitar itens e móveis sem uso na sua casa para enfeitar ou organizar seus vasinhos.

Uma fruteira antiga, por exemplo, pode se tornar um suporte perfeito para o seu jardim vertical, com vários vasinhos de suculentas diferentes.

5 – Jardim com xícaras

Qualquer espacinho na varanda ou na área externa da sua casa pode acomodar um lindo jardim de suculentas.

Se você quer deixar essa área de casa mais inovadora e diferente, que tal substituir os vasinhos tradicionais por canecas e xícaras?

O resultado é super bonito e combina muito bem com as espécies miniaturas. Lembre-se, claro, de fazer uma camada extra de drenagem quando for preparar o substrato e sempre tomar cuidado na hora de regar, evitando encharcar o solo.

6 – Vasos ao redor de uma árvore

Você já tem um jardim em casa, mas deseja adicionar algumas suculentas a esse espaço?

Veja essa ideia que bacana! Use alguns vasos de tamanhos diferentes para plantar várias espécies de suculentas.

E depois coloque-os próximos de uma árvore ou outro ponto de destaque do seu jardim. Prefira escolher espécies de suculentas que tenham características parecidas.

Se os vasos forem ficar debaixo de uma árvore, opte por espécies que se desenvolvam bem a meia-sombra ou com luz difusa.

7 – Canteiro de suculentas

Fonte

A sua área externa não é tão grande, mas você deseja dar um charme extra a um corredor ou canteiro?

As suculentas são excelentes opções para esses espaços e podem deixar a entrada da casa ou outro cantinho bem mais vistoso e bonito.

Opte por espécies que têm crescimento maior e características semelhantes. E tome cuidado na hora de preparar o solo, sempre usando um pouco de areia e pedra para favorecer a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes.

Depois de ver essas inspirações e dicas de suculentas nas áreas externas ficou mais fácil planejar seu paisagismo? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

Continue por aqui!
Confira tudo sobre plantas suculentas.

Próximo Post

Comentários