Muitas pessoas nem imaginam, mas existem muitas suculentas que dão flores – deixando o jardim ainda mais bonito e diferenciado. Se você adora as plantas cheias de cores, que tal investir em espécies capazes de florescer e enfeitar a sua casa?

Não sabe quais são essas espécies? Não tem problema! Fizemos essa seleção incrível com as melhores suculentas que dão flores e dicas de cuidados. Confira!

1 – Cacto estrela

O Cacto Estrela, ou Stapelia hirsuta, embora pareça um cacto (e tenha nome de um), na verdade é da família Asclepiadaceae, um tipo de suculenta.

Essa espécie é originária da África do Sul e se adapta muito bem ao clima e as condições do Brasil. Assim como as demais suculentas, essa plantinha prefere os ambientes mais secos.

Apesar de desenvolver uma flor muito bonita, o Cacto Estrela tem um pequeno inconveniente: seu odor levemente desagradável responsável por atrair moscas e besouros que ajudam a polinizar a espécie. Porém, esse “cheirinho ruim” não é perceptível ao olfato humano.

Para que ele se desenvolva corretamente, você deve oferecer bastante iluminação e preparar o solo com uma parte de areia, uma de terra vegetal e uma de composto orgânico. As regas precisam ser periódicas, mas sem encharcar.

2 – Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto é bastante conhecida por sua beleza exótica. O que muitas pessoas não sabem é que ela também é um tipo de suculenta.

Essa plantinha pode atingir entre 1 a 3 metros de altura se for deixada em crescimento livre. As florações acontecem nas plantas jovens e quase sempre durante a primavera, apesar de também existirem florações no verão e no outono.

Existem muitas cores de flores que podem variar do branco ao vinho escuro, com diferentes tons de rosa e vermelho, sendo que algumas espécies ainda possuem mesclas em tons de degradê.

Assim como as orquídeas e as bromélias, as rosas do deserto despertam a atenção de muitos jardineiros aficionados. Existem colecionadores espalhados por todo o mundo, com espécies de florações magníficas.

Para cultivar essa plantinha, ofereça sol pleno ou meia-sombra, solo muito bem drenável, neutro e arenoso, enriquecido com matéria orgânica e faça regas em períodos espaçados e regulares.

3 – Rosinha de sol

A Rosinha de Sol é uma suculenta rasteira com flores delicadas que parecem margaridas e de cores variadas, como rosa, vermelha e branca.

É uma planta bem versátil na hora de pensar no paisagismo do jardim, pois pode aparecer tanto em canteiros como em vasos (inclusive compondo jardins suspensos).

A floração acontece durante todo o ano e uma curiosidade é que essa também é uma planta comestível, com sabor que se aproxima do espinafre.

Ela precisa ser cultivada em sol pleno, solo fértil, arenoso e com boa drenagem e com regas apenas quando o tempo estiver muito quente e seco.

4 – Flor da fortuna

Pinterest

O kalanchoe, mais conhecido como “flor da fortuna”, é uma suculenta que está bastante em alta ultimamente, graças as suas flores miúdas e bem coloridas.

Reza a tradição que, se uma pessoa for presenteada com essa flor, ela terá uma vida financeira próspera. Ela também é conhecida como a flor da amizade.

A flor da fortuna pode tanto aparecer em canteiros de jardins como em vasos e precisa ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com boa drenagem e com regas regulares.

5 – Flor de maio

Pinterest

A flor de maio é uma suculenta tipicamente nacional, nativa da Mata Atlântica e de uma beleza deslumbrante.
Como ela tem uma origem epífita, é perfeita para o cultivo em vasos pendentes e jardins verticais. Também é chamada de cacto de maio, cacto de natal e flor de seda.

Suas flores são multicoloridas, sendo os tons mais comuns: rosa, vermelho, amarelo e branco.
Apesar do nome, o auge da florada acontece nos meses entre abril e junho, sendo que hoje é possível encontrar espécies que dão flores o ano inteiro.

Quando estiver florescendo, a planta precisa de regas semanais e meia-sombra. Já no tempo de dormência (ou seja, sem flores) é preciso deixar a planta tomar alguns breves períodos de sol e regá-la, em média, a cada 10 dias.

O solo precisa ser muito bem drenado e não pode ser muito ácido. A adubação precisa ser feita apenas depois da floração e o solo nunca deve ficar encharcado e nem a planta deve ser exposta o tempo todo ao sol.

Você conhecia essas espécies de suculentas que dão flores? Se ainda tem alguma dúvida sobre o tema, é só deixar um comentário pra gente!

Continue por aqui!
Confira tudo sobre plantas suculentas.

Comentários