Está pensando em montar um jardim de suculentas na sua varanda ou outro espaço aberto? Descubra as 5 melhores espécies de suculentas de sol pleno e transforme sua jardinagem!

Se você está pensando em montar um jardim de suculentas em uma área externa, como na varanda do apartamento ou em outro espaço aberto, a principal dica é ficar de olho no solo.

Isso porque, caso as plantinhas recebam chuva, ele deverá contar com uma parte extra de drenagem. Como uma camada de seixo, brita ou outro material que evite o acúmulo de água, capaz de apodrecer as raízes das suculentas.

Quer saber quais suculentas de sol pleno plantar no seu jardim? Confira a nossa seleção!

1 – Onze horas

Popularmente conhecida como Onze Horas, a Portulaca Grandiflora é um tipo de suculenta muito apreciada para jardins e áreas externas devido a sua floração abundante.

Além disso, essa é uma plantinha bem fácil de cuidar. Para florir, é preciso oferecer sol pleno, solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, além de regas periódicas.

Uma dica muito importante é, quando for regar, evitar molhar as flores e os botões, porque eles são bem frágeis e podem se danificar.

A Onze Horas possui flores muito bonitas em diversas tonalidades como branco, rosa, laranja, vermelho, púrpura, amarelo etc. Em geral, as flores se abrem pela manhã e se fecham à tarde – mas só em dias com bastante sol.

2 – Kalanchoe Tomentosa

Também conhecida como Panda Plant ou Orelha de Gato, a Kalanchoe Tomentosa é uma suculenta de folhas carnudas cobertas por pelos finos e brancos, garantindo a planta um aspecto aveludado muito bonito.

Na ponta de cada folha, existem marcações em tons de marrom, chamando ainda mais a atenção para a espécie e seu caráter ornamental.

Para se desenvolver bem, ela precisa de locais bem iluminados com, no mínimo 4 horas de sol. Além de solo enriquecido com matéria orgânica e excelente drenagem.

Durante a primavera, essa suculenta de sol pleno costuma florescer – com lindas flores tubulares salmão ou rosa.

3 – Cacto Margarida

Uma das espécies de sol pleno mais bonitas é o Cacto Margarida. Ela é uma planta rasteira com flores muito coloridas que se formam durante a primavera e o verão – e que são bastante visitadas pelas abelhas.

Em projetos de jardinagem, essa é uma suculenta bastante versátil que pode ser usada com canteiros, forração, maciços ou também plantada em vasos, inclusive em modelos suspensos, ficando pendente.

A espécie deve ser cultivada em sol pleno, com solo fértil e de excelente drenagem, com regas espaçadas.

4 – Echeveria Black Prince

As Echeverias são as suculentas mais comuns e conhecidas. Ela apresenta várias subespécies com distinções de formatos e de cores.

A Black Prince tem como característica o tom das folhas mais escurecido. Porém, para que a plantinha fique como a da imagem é indispensável oferecer muitas horas de sol a ela.

Caso contrário, sua Black Prince acabará com uma coloração esverdeada e a suculenta ficará mais fraca.

Outra dica é tomar cuidado com as regas. Isso porque a Echeveria é bem sensível ao excesso de água e pode facilmente sofrer com o apodrecimento das raízes.

5 – Agave Vitoria Reginae

Conhecida como “Agave Vitória Regia”, essa suculenta é muito ornamental e buscada para deixar os jardins mais bonitos e diferenciados.

Essa Agave é muito variável no seu formato, mas em geral apresenta rosetas pequenas e compactas e rígidas folhas curtas e grossas.

A planta é originária dos desertos mexicanos e por isso precisa de muitas horas de sol e regas bem esparsas.

Como você viu, existem lindas suculentas de sol pleno capazes de deixar seu jardim ou a sua varanda ainda mais incrível. Você já conhecia alguma dessas espécies? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com os seus amigos nas redes sociais!

Continue por aqui!
Confira tudo sobre plantas suculentas.

Comentários