Na hora de manter um jardim bonito dentro de casa, as suculentas para áreas internas são as mais procuradas. Afinal, além de fáceis de cuidar, existem muitas espécies pequenas e que se adaptam super bem ao ambiente dentro da casa ou às varandas de apartamentos.

Se você está pensando em montar um jardim de suculentas, veja as principais espécies para cultivar dentro de casa!

1 – Kalanchoe

A Kalanchoe é uma suculenta bem conhecida de várias pessoas. Ela também é chamada de “flor da fortuna” ou “gordinha”.

Essa é uma boa suculenta para ter dentro de casa porque ela não precisa de muitas horas de sol pleno (em torno de 2 horas por dia é o suficiente). No restante do dia, ela pode ficar em um local com iluminação indireta, como perto de uma janela.

Além disso, a Kalanchoe floresce praticamente o ano todo, tornando o local bonito e agradável.

2 – Planta de Jade

A Planta de Jade é uma suculenta muito bonita e bem fácil de cuidar, inclusive sendo indicada para pessoas sem muita experiência em jardinagem.

Quando ela é plantada em vasos, forma uma linda árvore em miniatura. E justamente por essa beleza ímpar é muito usada na decoração de interiores.

Outra característica bem bacana da Planta de Jade é que ela se adapta facilmente a várias quantidades de iluminação, podendo ser usada em áreas externas e internas.

O único cuidado é, se for mudar a plantinha de local, de uma área de sombra para uma com sol, faça isso gradativamente, para não provocar queimaduras nas folhas.

3 – Planta Fantasma

A Planta Fantasma é uma suculenta originária do México e muito procurada graças a sua beleza ímpar. Ela conta com folhas em formato de rosetas e possui uma habilidade de mudança de cor.

Assim, se ela ficar em um local com pleno-sol, se desenvolverá em tons de amarelo-rosado. Agora se ficar em meia-sombra, as folhas terão um aspecto azul-esverdeada.

Seu nome é dado graças à presença de um pó fosco que cobre as suas folhas, dando à suculenta um aspecto fantasmagórico.
Para cultivá-la dentro de casa, a principal dica é deixá-la afastada dos aparelhos de aquecimento.

4 – Planta Zebra

A planta Zebra (Haworthia attenuata) é uma suculenta bastante conhecida e bem fácil de ser cultivada.

Assim como as anteriores, ela costuma se adaptar muito bem tanto a áreas internas como externas. Dentro de casa, a dica é deixar o vasinho próximo à janela e fazer com que a planta receba iluminação direta durante a manhã.

No verão, ela não deve ficar em sol pleno nas horas mais quentes do dia.

5 – Planta Diamante

Se você já tem um pouco mais de experiência em jardinagem, que tal investir na Planta Diamante? Originária do México, essa suculenta também é popularmente conhecida como pedra-preciosa ou planta-joia.
De todas as espécies que citamos, essa é a que exige mais cuidado com o cultivo já que é bastante delicada.

A Planta Diamante pode ser cultivada tanto sob sol pleno como meia-sombra. Dentro de casa, ela é ideal para áreas próximas das janelas e para as varandas dos apartamentos que recebem bastante sol.

Quando cultivada em meia-sombra, suas folhas tendem a ficar mais verdes e alongadas e sob sol pleno ficam mais acinzentadas com as pontas avermelhadas.

Como você viu existem muitas suculentas para áreas internas que podem ser cultivadas dentro de casa e até por jardineiros mais inexperientes. Você já conhecia alguma delas? Ainda tem alguma dúvida? É só deixar um comentário pra gente!

Continue por aqui!
Confira tudo sobre plantas suculentas.

Comentários